“A memória é o guia, enquanto sabemos de onde viemos, quem nossas famílias, avós e ancestrais, temos uma ligação forte com nossa identidade.“ Renata Tupinambá. Etnia Caduca é um ensaio fotográfico criado por Barbara Ivo, resultado da mentoria de Ana Laura Gamboggi e Sandra Tucci através do Laboratório de Ensaio e Narrativa: Construção de Portifólio Fotográfico. Composta por 10 imagens trata do resgate da memória de sua avó mestiça silenciada, tema que se cruza com a obra de Rosana Paulino, “Das Avós“ e dialoga com “Retrato Falado“ de Eustáquio Neves, que remontam através da fotografia seus ancestrais. A composição é um estudo sobre a subjetividade de uma filha de mãe branca e pai mestiço. Algumas questões estruturais da sociedade brasileira são representadas tanto no conteúdo quanto no formato. A disposição assimétrica das imagens traz a não linearidade para a narrativa e marca a existência de distintas etnias. Sementes e raízes como os vínculos invisíveis e indissolúveis dos antepassados, a linhagem genética e a memória ancestral. Tramas, emaranhados e sobreposições para traduzir os cruzamentos. Etnia Caduca é parte integrante da série “Quando eu me encontrar”, reunião de ensaios e colagens onde a artista discute as questões que atravessam sua identidade: branquitude, o feminino, a miscigenação.


Barbara Ivo, natural de Embu/SP, radicada há 2 anos em Olinda/PE é artista de formação livre e produtora cultural. Desenvolve pesquisas visuais sobre identidade, branquitude e gênero. Usa como suporte de colagem, performance e vídeoarte. 


Clique na imagem e conheça nossa loja virtual!
Clique na imagem para mais informações.

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *