“Mujeres sin hombres” – Conflito pela liberdade em “La casa de Bernarda Alba”, de  Federico García Lorca

No presente ensaio, analisaremos a obra “La casa de Bernarda Alba”, escrita em 1936  por Federico García Lorca. Apesar de ter estreado em 1945, em Buenos Aires, ela só pôde ser  encenada na Espanha, terra natal do autor, em 1964, em razão da censura do regime franquista,  grupo conservador responsável pela prisão e execução de Lorca em 1936. O autor buscava, em  seus trabalhos, retratar a essência humana e revestir o teatro com uma mistura harmônica de  realidade e lirismo, expressando as dores, alegrias, amores, desejos e problemáticas dos homens  e das sociedades. Para ele, o teatro deveria, além de causar prazer, denunciar os problemas  sociopolíticos e dos relacionamentos humanos (AZAMBUJA, 2004).   

Nesta obra, as críticas de Lorca se concentram no papel social da mulher, que se resume  a um ideal de esposa, filha e mãe, no qual uma mulher deve ser totalmente submissa aos  homens, dócil e casta, repudiando qualquer tipo de ambição, paixão ou desejo sexual. Havia  apenas dois destinos: casar-se e ser submissa ao marido; ou permanecer solteira e submissa às  figuras paternas e/ou masculinas de seu lar. Na casa de Bernarda, na ausência de uma figura  masculina, o destino de cada filha foi determinado por ela, gerando conflitos e intensificando  os já existentes.   

Esta análise busca os efeitos de um regime ditatorial em suas vítimas, com o intuito de  conjecturar o porquê de duas pessoas que, passando por situações tão similares, evitam unir-se  por superação, preferindo a rivalidade. Apesar da peça se desenvolver em torno de uma inimiga  em comum, Bernarda Alba, o ambiente opressor cria inimizade entre suas vítimas que, ao invés  de se unirem, competem entre si. Diante de uma dominação violenta e moral, elas possuem  duas escolhas: conformar-se ou lutar. Essas são, consecutivamente, as posições tomadas por  Martirio e Adela que, apesar de irmãs, se tornam inimigas diante de um interesse amoroso e  única porta de liberdade.   

Após a morte de seu marido, Bernarda passa a assumir o papel simbólico de patriarca,  posição que lhe traz um prestígio e poder comumente destinados aos homens. É ela quem decide  o tempo que o luto durará, quando e com quem cada uma se casará, quando falam e quando se  calam. Diante dessa violência emocional, física e social, suas cinco filhas não possuem outra  escolha além de recuar. Cada uma delas descobre sua própria forma de sobreviver à Bernarda,  quase sempre com um falso respeito e um medo ressentido. A filha mais velha, Angustias,  encontra no casamento com Pepe sua rota de fuga da casa materna. A única forma de sair da  posição de filha submissa seria aceitar a posição de esposa submissa. Esse noivado, entretanto,  

foi o estopim da crise: as irmãs não aceitam bem essa felicidade da irmã e destacam que o  interesse do noivo é na herança que ela recebeu de seu pai, primeiro marido de Bernarda. Adela é a mais inconformada com toda a situação, como que sua juventude pedisse pelos  sonhos, liberdades e vaidades do mundo. Recusando-se a recuar, Adela começa a seduzir Pepe,  sem se constranger com a ideia de roubar o noivo de sua irmã, virando as costas para tudo o  que Bernarda defende. Ao mesmo tempo, Martirio, a mais apegada à caçula, muda  drasticamente. Ao perceber que Adela está apaixonada, começa a enciumar-se e a tentar  controlá-la. Além das duas, Pôncia, empregada da casa, é a única a reconhecer o conflito, mas  é ignorada e ofendida pela patroa. A matriarca nunca assumiria, em defesa de seu orgulho, que  algo pudesse ocorrer dentro de sua casa sem que ela o soubesse. Mas acontecia e se intensificava  a cada momento: a tensão entre as irmãs aumenta após um jantar no qual se descobre um boato  de que Pepe rondava a casa Alba de madrugada. Discutindo, Adela toca no cerne da questão: a  raiva da irmã por não ter idade e, quando teve, não ter tido a coragem de fazer o que ela fazia.  De madrugada, Adela sai para encontrar-se com Pepe. Martirio, que segue a irmã,  confessa amar o homem e que não aguenta vê-lo com a caçula. Ela não se incomoda com o  noivado de Angustias, pois sabe que não há amor, mas é diferente vê-lo apaixonar-se por Adela.  As duas discutem e são ouvidas, criando uma confusão que culmina com o suicidio da jovem.  Bernarda não se deixa afetar com a perda, preocupa-se apenas com a imagem da família,  enquanto a única reação de Martirio, pensando ainda em sua dor, é fria: “Dichosa ella mil veces  que lo pudo tener.” (LORCA, 2007, p. 172)  

Dessa forma, vemos algumas das consequências desse regime: graças à dominação  castradora de Bernarda, todas as suas filhas possuíam desejos reprimidos, criando mágoas e  ressentimentos. Pepe foi o pretexto de uma guerra que aconteceria de qualquer forma,  considerando que todas tinham motivos para criar intrigas e revoltas, uma vez que a relação  entre elas já estava ruim. Bernarda impediu qualquer possibilidade das filhas se verem como  amigas. Buscando proteger os valores em que acreditava, tornou-os inviáveis para elas, criando  um ambiente hostil, onde a confiança não sobrevive. Adela e Martirio poderiam ter feito a  diferença na realidade da casa de Bernarda Alba, questionando os desmandos da matriarca.  Mas, por não perceberem quem era a verdadeira inimiga, nada mudou e ninguém ganhou.   

Referências bibliográficas  

AZAMBUJA, Kristianny Brandão Barbosa de. Autoridade e Liberdade: um conflito  permanente em A casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca. In: XX Jornada Nacional  de Estudos Lingüísticos – GELNE, 2004, João Pessoa. XX Jornada Nacional de Estudos  

Lingüísticos. João Pessoa: ideia, 2004. p. 1319-1332. Disponível  em:https://gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2004/PDF/Kristianny%20Brand%E3o%20 Bar  bosa.pdf Acesso em: 06/4/2020.  

GARCÍA LORCA, Federico. La casa de Bernarda Alba. Buenos Aires: Longseller, 2007. 


Isabela Cordeiro dos Santos, 23 anos, é uma professora de línguas portuguesa e espanhola do Rio de Janeiro. Faz especialização em língua espanhola e suas literaturas, com foco em um ensino literário de qualidade na educação básica. Seus interesses abrangem literatura clássica e contemporânea, teatro, cordel, artes manuais, filmes, séries e músicas. 


Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!
Clique na imagem para mais informações.
Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *