[ENTREVISTA] A Abstração intuitiva de Gildo Dias

IMPRIMINDO UMA ESTÉTICA POR MEIO DE UM OLHAR SENSÍVEL COM UMA ABRANGÊNCIA SINGULAR , DIRETO DO SEU ATELIÊ , GILDO DIAS CONTA UM POUCO DA SUAS VERSÕES  NA SUA TRAJETORIA  ARTÍSTICA.

Sergipano da cidade de Propriá, chegando em Salvador, direto de Aracaju, o artista plástico Gildo Dias aterrissou em solo baiano em 1967, trazendo na bagagem um potencial criativo inigualável. Imbuído do universo abstracionista e com uma paixão incomensurável pela arte, em suas obras Gildo Dias nos traz beleza, sentimento, inspiração e intuição, materializadas em sua pintura carregada de personalidade. O resultado é uma obra pictórica peculiar, polissemântica (propriedade de apresentar vários sentidos, além do sentido original, e que guardam uma relação de sentido entre si), extremamente emocional e atemporal. 

 Monica Prado: Quando você começou a se dedicar a pintura? 

 Gildo Dias: Só tive condições de começar os meus trabalhos artísticos dos 60 anos em diante, foi quando me aposentei e na época que  comecei fui aluno do grande artista plástico Waldo Robatto . Além de ser pintor autodidata , também sou ator teatral. 

 MP:Foi importante na sua infância a educação artística? 

 GD:A minha infância foi em Propriá em Sergipe. Naquela época ainda não existia o incentivo às artes nas escolas mas dentro do meu coração já havia esperança de começar a pintar. 

 MP:A pintura lhe causa emoção ? 

 GD: Sinto brotar dentro do coração essa beleza que me faz forte para dar mais incentivo na minha caminhada. 

MP:A cor na sua pintura transmite uma emoção e sentimentos como você alcança esse ponto sensível? 

 GD: As cores são luzes que brilham no centro do meu intelecto e é daí que chega as inspirações para as combinações das cores. 

MP:O que o mundo representa quando o senhor transmite a sua arte? 

 GD:O mundo, a paisagem, o mar, a floresta, os rios, as nuvens e as estrelas, tudo são fontes de inspirações é daí que eu obtenho dos meus pensamentos internos energias para deslizar os pincéis e as tintas nas telas. 

 MP:Há quanto tempo tem paixão pela pintura? 

 GD:Na fase de criança, adolescência e adulto eu já me imaginava deslizando os pincéis, mas infelizmente só pude me dedicar com a aposentadoria na faixa dos 60 anos.  

“O mundo, a paisagem, o mar, as montanhas, a floresta, os rios e as estrelas  tudo são fontes de inspirações, é daí que eu obtenho dos meus pensamentos internos energias  para deslizar os pinceis e as tintas nas telas.

 MP:A arte abstrata existe há mais de 100 anos. O que significa a arte dentro do abstracionismo geométrico nas suas pinturas ? 

 GD:As figuras geométricas me fascinam e ao deslizar os pincéis as minhas forças internas despertam como energias positivas , felicidades , sentimentos elevados dentro do meu interior. Não tenho uma explicação plausível, é algo que vem intuitivamente e cada vez que me expresso eu coloco as sensações nas cores e tintas . É um desdobrar , apenas ter confiança e entregar com alegria nesse momento. 

 MP: Qual o conselho que o senhor dá a quem está iniciando na carreira artística? 

 GD:Tenho imensa e boa vontade para aconselhar as pessoas iniciantes que  traz desenvolve  os trabalhos das artes. Temos que ensinar as outras pessoas para que a arte continue desbravando os ofícios. Se o artista não contribuir com a arte fica mais difícil para quem quer aprender. 

Monica Prado É Jornalista, Colunista e Escritora – DRT/6508BA.  


Monica Prado é Empresária na área de moda , produtora de moda, consultora de moda, jornalista e palestrante e com mais de 26 anos de experiência  clinicando como Terapeuta. Escritora autodidata, colunista da Revista Metropolitana, Jornal do Povão (SE), Jornal do Povão ( MG), além da participação semanalmente do programa de rádio com abordagens e temáticas diversas sobre bem estar, comportamento, consciência , espiritualidade, saúde psicoemocional, dualidade, autoconhecimento entre outros. Bacharel em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) com especialidade na área geriátrica, neurológica e gestacional ,criadora do método Modaterapia em que no campo da terapia observa e  percebe a ótica da imagem e o comportamento das pessoas em relação à moda. Transcreve conhecimentos e experiências dos atendimentos em consultório  ajudando no empoderamento feminino, elevando a auto estima da mulher,  fertilizando a vida através das suas experiências singulares, o bem estar e aceitação de si mesma.  


 

Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!
Clique na imagem para mais informações.
Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *