Xeretama, setama – Minha terra, terra dele

Essas obras tratam dos processos de desaculturação (Perda de elementos próprios da cultura de um grupo) e da aculturação (assimilação de elementos de outra cultura), ambas ações que decorrem das invasões, ataques, e desterritorializações que devastam os ambientes naturais, trazem pestes, doenças, e assim, impõem costumes citadinos através da urbanização forçada. Xeretama e setama, derivam do Tupi antigo, e significam: “minha terra”, e “terra dele”, simbolizando a descaracterização do modo de vida dos povos originários.

Referência: Barbosa, Pe. A. Lemos – Pequeno Vocabulário Tupi-Português, 1951. Rio de Janeiro, Livraria São José. “Moingo bé – Fazer viver; ressuscitar.” Mídia mista sobre tela; acrílica com aplicações de folhas secas e galho desidratado. 40X30cm + 30cm do galho acima da tela e + 10cm do galho para o lado esquerdo – 2021

A obra visa uma reflexão simbólica acerca da atual situação dos povos indígenas no país, buscando sintetizar a relação que as demais culturas aqui estabelecidas tiveram com os nativos, desde a colonização europeia até os dias atuais. Moingo bé, vem do Tupi, e significa: fazer viver; do ensanguentado mapa territorial do Brasil, emerge um galho ressecado como se buscasse uma forma de se manter e se salvar. Em torno do galho, a reprodução de pintura corporal Pataxó que simboliza: feminilidade; equilíbrio; e proteção, à espera de que essa aldeia mãe ainda que ferida e fixada em ambiente desfavorável, possa seguir com vida e se reestruturar.

Referência: Barbosa, Pe. A. Lemos – Pequeno Vocabulário Tupi-Português, 1951. Rio de Janeiro, Livraria São José. (Os dois trabalhos estiveram na exposição coletiva “Todo dia é dia de Indígena”, no saguão da reitoria da UFJF)

Xeretama, setama – Minha terra, terra dele


Rodrigo Dias é artista visual de Minas Gerais, natural de Rio Pomba (1989), atua em diversas linguagens como a instalação, criação de figurinos e cenários, decoração, ilustração, curadoria, e outras vertentes. Teve seu despertar artístico quando criança através do universo do carnaval e das escolas de samba. Aos vinte anos se mudou para Juiz de Fora para cursar Artes e Design pela UFJF, onde aprimorou suas habilidades e conhecimentos na área. Em 2015 iniciou o trabalho com arte e saúde mental, desenvolvendo estudos teóricos e práticos de psicologia e psicanálise através de oficinas de grupo, passando desde centros de convivência até hospitais psiquiátricos, onde atuou por quase dez anos. Se expressa artisticamente através de duas vias, uma de caráter crítico, onde desenvolve trabalhos com um olhar voltado para questões sociais, ambientais e ligados a cultura popular, fazendo muitas parcerias com sua amiga e também artista Mariana de Andrade. E sua outra fonte de expressão é através da pintura, iniciada em 2021, trabalhando temáticas que envolvem o surrealismo e o misticismo, com requinte de detalhes e rebuscado trabalho de cores. Conheça mais nos perfis do Instagram: @rodrigodias_artista e @caramuru_produtoracultural


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações.

Realização:

Apoio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *