KRUARÃ que traduzido do KARIRI significa “pessoa amarela” é o nome dado à personagem criada por Zinid, a fim da experimentação das linguagens contemporâneas em fotoperformances. Usando uma máscara de um dos elementos que compõem a figura enigmática do CARETA, personagem da cultura popular triunfense. Nessa série, o artista questiona o apagamento histórico da memória social e cultural do povo originário de Triunfo-PE, para ascensão da cultura europeia. Zinid, compreende essa série como uma provocação à reflexão, sobre a perda do território do povo KARIRI, com a chegada dos colonizadores europeus, suas culturas, plantações de cana-de-açúcar, café e um pouco mais tarde, o cultivo da banana. Onde, além da perda da Terra, cultura e crença, o povo KARIRI é escravizado e forçado a trabalhar na produção agrícola.


ZINID é, arte educador e artista visual nascido no Sertão do Pajeú de Pernambuco na cidade de Triunfo. Atualmente, integra a Comissão Setorial de Artes Visuais, junto ao CEPC-PE (Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco), sendo também membro Gestor da RIPA-PE (Rede Interiorana de Produtores, Técnicos e Artistas de Pernambuco). Trabalha com Pintura, Colagem, Serigrafia, Grafite, Performance, Fotoperformance, Videoarte e Vídeo-poesia. Tem sua pesquisa ancorada nas tradições e manifestações populares da sua terra, enxergando a possibilidade de investigação das questões e expressões contemporâneas. Entendendo-a, como um território que carrega a luta pela preservação de parte significativa da identidade cultural e da memória social da cidade.

 


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *