Programa Digaê: Empoderadas, juventudes de Maceió documentam memórias e narrativas audiovisuais

Atividade faz parte do programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, realizado pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas.

Programa é voltado para as juventudes das grotas de Maceió, assentamentos precários localizados em fundos de vales.

Durante a imersão em audiovisual, as juventudes aprendem técnicas de fotografia, vídeo, produção de roteiro, entre outros conteúdos.

Legenda: Uma das turmas do programa Digaê, durante atividade de campo na Grota do Cigano.
Foto: © Minne Santos/Digaê!

“É sempre uma experiência muito boa ver todo mundo se mobilizando junto, aprendendo junto, ainda mais na minha quebrada”. É assim que a estudante Maria Victória, ou Mavi, de 22 anos, resume o processo de produção audiovisual que vem sendo realizado nas grotas de Maceió. Durante o mês de março, ela e outros 40 jovens estiveram em campo, munidos de câmeras e gravadores, para partilhar de uma missão em comum: documentar memórias e diferentes narrativas nas periferias da capital alagoana.

A atividade integra o programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o Governo de Alagoas, o Instituto Pólis e a Viração Educomunicação. Voltada para jovens das grotas, a iniciativa oferece uma formação em técnicas de comunicação e mobilização social a partir da temática do direito à cidade.

“A Grota do Cigano é um lugar que eu moro há muito tempo, mas por conta da rotina eu não tenho esse olhar mais aproximado que o programa faz a gente ter. É muito bom também porque podemos conhecer pessoas da comunidade, como as que a gente entrevistou. Gosto muito de gravar pessoas, amo essa parte de gravação e da ideia de dirigir as coisas. A gente fica um pouco confuso no começo, mas no final tudo se encaixa.” – Maria Victória, participante do Digaê! 

Legenda: Durante a formação, jovens registram diferentes perspectivas nas grotas da capital alagoana.
Foto: © Minne Santos/Digaê!

Durante a etapa da imersão em audiovisual, as juventudes têm contato com técnicas de fotografia e vídeo, produção de roteiro, entre outros conteúdos. Depois de registrado, o material produzido pelos grupos fará parte de uma coletânea de memórias e narrativas das grotas.

“O audiovisual hoje já está na nossa vida, já está conectado com os jovens. A formação, na verdade, tem o objetivo de capacitá-los a fazer melhor o que eles já conhecem. No Digaê, a gente é convidado a falar sobre o nosso território, sobre as memórias, sobre como é ser um jovem dentro de uma periferia, então eu acho que eles se sentem empoderados a partir da técnica. Quando eu domino a técnica, eu consigo fazer, com qualquer ferramenta, que a minha história seja contada”, pontua a oficineira de audiovisual do Digaê, Maysa Reis.

Conhecido nas rodas de rima de Maceió como Magroid, Lucas Santos conta que sonha em ser diretor de cinema, é fascinado por filmes e séries e, por isso, sempre quis saber como é o processo de produção audiovisual. O programa, segundo ele, veio como uma oportunidade para concretizar essa vontade.

“Meu primeiro contato (com audiovisual) foi através de um clipe que eu editei para o meu coletivo. A partir daquele momento, eu fiquei impressionado e interessado nessa parte da arte que é o audiovisual, que é a minha visão, né? A oficina do Digaê foi muito boa porque uma coisa é você ver ali, né, outra coisa é você fazer. Dá mais “instiga”. Foi emocionante porque eu estava exercendo uma coisa que eu quero ser muito. Eu pude sentir um pouquinho do que é ser isso, do que é dirigir uma imagem, focar, botar na tela o que tá na sua mente.” – Lucas Santos, o Magroid, participante do Digaê! 

Legenda: Grota do Cigano, localizada no bairro do Jacintinho, é um dos territórios que estão sendo visitados pelos jovens do programa Digaê!.
Foto: © Minne Santos/Digaê!

Na fase final das formações, os jovens também vão receber mentorias para elaborar projetos comunitários no campo da comunicação, conectados com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana. O intuito é incentivar a criação de coletivos de comunicação comunitária e estimular que as juventudes continuem construindo outras narrativas sobre seus territórios.

Para saber mais sobre o Digaê!, assista o vídeo do ONU-Habitat e acesse a página do projeto

Artigo Publicado Originalmente na página da ONU Brasil no dia 24/03/2023


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *