Dia Mundial da Saúde Mental

Mensagem do secretário-geral das Nações Unidas para o Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado em 10 de outubro.

A saúde mental é um direito humano universal.

Uma mulher posa em frente a um grafite representando o sol por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental.
Legenda: Uma mulher posa em frente a um grafite representando o sol por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental.Foto: © Foto da ONU/Martine Perret.

A saúde mental é vital para a humanidade, permitindo-nos viver uma vida plena e contribuir ativamente para as nossas comunidades.

No entanto, uma em cada oito pessoas em todo o mundo tem problemas de saúde mental, sendo as mulheres e os jovens desproporcionalmente impactados.

Três em cada quatro pessoas afetadas recebem tratamento inadequado ou não recebem quaisquer cuidados e muitas enfrentam estigma e discriminação.

A saúde mental não é um privilégio, mas um direito humano fundamental e deve ser incluída na cobertura universal de saúde. Os governos devem defender os direitos de pessoas com problemas de saúde mental e prestar os cuidados necessários para a sua recuperação. Isso inclui o reforço do apoio comunitário e a integração da ajuda psicológica nos serviços de saúde e assistência social de forma mais ampla.

Temos também de combater os abusos e derrubar as barreiras que impedem as pessoas de procurar ajuda e temos de abordar as causas profundas – pobreza, desigualdade, violência e discriminação – e criar sociedades mais solidárias e resilientes.

No Dia Mundial da Saúde Mental, e todos os dias, vamos reafirmar e defender a saúde mental como um direito humano universal e, juntos, construir um mundo mais saudável onde todas as pessoas possam prosperar.

Artigo publicado no portal da ONU Brasil no dia 06/10/2023. Você pode encontrar mais artigos sobre esse e de diversos outros temas aqui.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Esse espaço bacana de apoio e fomento à cultura pode mostrar também você e a sua marca!

Agora você pode anunciar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

Para se destacar em nossa plataforma, você pode escolher de uma a quatro edições do programa de parceria Tramando. Isso significa que todas as publicações contidas nas edições selecionadas irão destacar aqui a sua marca, logo após cada texto e exposição. Os preços variaram de R$ 40,00 a R$ 100.

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (32) 98452-3839 ou diretamente na nossa página do Instagram para adquirir seu espaço!

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *