Por que as mulheres ainda têm seu valor associado à maternidade? No início da nossa jornada como espécie, a maternidade era vista como dádiva e até mesmo com medo e desconfiança, éramos consideradas deusas por ter a capacidade de que gerar vidas, e por isso fomos respeitadas. Mas com o passar do tempo isso se modificou, os filhos viraram moeda de troca, mulheres foram desumanizadas e se tornaram meras reprodutoras. Nosso valor se media pela capacidade de gerar filhos fortes e saudáveis, já que filhos significavam força de trabalho, fortalecimento e enriquecimento de famílias, eram fonte de lucro e expansão de poder. Nós éramos apenas o meio e ainda somos. Vivemos em uma sociedade que historicamente coloca a maternidade como um ideal feminino, ela está ligada ao papel social e cultural da mulher, estabelecendo que ela só se tornará completa, realizada e inteira, quando cumprir o seu papel absoluto de mãe, esse discurso construído a partir de estruturas sociais e religiosas arcaicas, submete mulheres do mundo todo a uma pressão cruel e a uma série de desigualdades sociais e econômicas. O projeto MATER, através de uma série de fotografia híbrida com autorretratos da artista Giowanella, problematiza a relação da identidade da mulher com a maternidade. Pois mesmo com toda a liberdade conquistada pelas mulheres nos últimos anos, se faz urgente repensar e modificar nossa visão social sobre o tema, que ainda submete e coloca a mulher em espaço de opressão e desigualdade. 

 


 

Giowanella é brasileira, atriz, fotógrafa, produtora, videomaker e educadora. Como artista visual, traz para seu trabalho a consistência e a dramaticidade do teatro, com foco no estudo e desenvolvimento do autorretrato como ferramenta crítica e de questionamento. Atualmente dedica-se à fotografia Fine Art como meio de expressão artística, buscando sempre a reflexão e crítica de questões sociais. Em 2022 iniciou seus estudos e experimentações criativas com novas linguagens, iniciando sua produção com a Fotografia Híbrida.

giowanella  


Esse espaço bacana de apoio e fomento à cultura pode mostrar também você e a sua marca!

Agora você pode anunciar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

Para se destacar em nossa plataforma, você pode escolher de uma a quatro edições do programa de parceria Tramando. Isso significa que todas as publicações contidas nas edições selecionadas irão destacar aqui a sua marca, logo após cada texto e exposição. Os preços variaram de R$ 40,00 a R$ 100.

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (32) 98452-3839 ou diretamente na nossa página do Instagram para adquirir seu espaço!

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *