Em Dia Internacional da Democracia, ONU destaca liberdade de imprensa

Neste 15 de setembro, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional da Democracia com uma mesa redonda na ONU, ressaltando a liberdade de imprensa, as metas globais e soluções para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, com metas sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Em mensagem de vídeo especial para a data, o secretário-geral, António Guterres, ressaltou que a data é marcada por retrocessos em todo o mundo, com o espaço cívico diminuindo e a desconfiança e a desinformação crescendo, enquanto a polarização mina as instituições democráticas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cerca de 85% da população mundial foi impactada por restrições à mídia nos últimos cinco anos.

Legenda: Cerca de 85% dos habitantes do planeta foram impactados por restrições à mídia nos últimos cinco anos, aponta UNESCO.
Foto: © Emmanuel Ikwuegbu/Unsplash

As Nações Unidas apelam à união de forças para garantir a liberdade e proteger os direitos de todos na celebração do Dia Internacional da Democracia, neste 15 de setembro. Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que a data é marcada por retrocessos em todo o mundo, com o espaço cívico diminuindo e a desconfiança e a desinformação crescendo, enquanto a polarização mina as instituições democráticas.

Este ano, a data destaca a importância da liberdade de mídia para a democracia, a paz e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cerca de 85% da população mundial sofreu os efeitos do declínio da liberdade de imprensa em seu país nos últimos cinco anos.

Para o chefe da ONU, o momento atual é de soar o alarme, de reafirmar que democracia, o desenvolvimento e os direitos humanos são interdependentes e se reforçam mutuamente.  António Guterres fala ainda de um momento para defender os princípios democráticos de igualdade, inclusão e solidariedade.

O secretário-geral também pediu para que as pessoas unam esforços para garantir o Estado de Direito e promover a plena participação na tomada de decisões.

{video}

Agressão – Com base no tema deste ano, a mensagem ressalta que uma mídia livre, independente e pluralista, é uma pedra angular das sociedades democráticas.

O líder das Nações Unidas mencionou tentativas de silenciar os jornalistas que “estão se tornando mais descaradas a cada dia”. Ele citou atos que vão desde agressão verbal à vigilância online, incluindo assédio legal, principalmente contra mulheres jornalistas.

Segundo ele, os profissionais de comunicação enfrentam censura, detenção, violência física e até assassinatos, e muitas vezes com impunidade.

A mensagem considera tais ações como “vias sombrias que de forma inevitável levam à instabilidade, injustiça e ações ainda piores”.

Para o secretário-geral, sem uma imprensa livre, a democracia não pode sobreviver e sem liberdade de expressão, não há liberdade.

As celebrações culminam com uma mesa redonda na ONU, ressaltando a liberdade de imprensa, as metas globais e soluções para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, com metas sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Artigo publicado originalmente em ONU Brasil no dia 15/09/2022


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Clique na imagem para mais informações.

Beto Martins | Café Libertas | Atena Bookstore

Clique na imagem e acesse nossa loja virtual.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *