Gravuras, por Daniel Alves

Daniel Alves, nascido e criado na favela, se aproxima da xilogravura pelas suas raízes pernambucanas. Assim como muitas outras, sua família foi para São Paulo nos anos 70 em busca de uma vida melhor. E como uma tabua de salvação, encontra no fim de 2019 encontra na xilogravura uma ferramenta para arte, para falar de coisas que sua profissão de designer não permitia.

A sua primeira série, Vênus funciona como fruto natural da sua espiritualidade que advém do sincretismo religioso brasileiro, assim, Vênus dialoga sobre as diversas faces do mundo natural, a vida, os símbolos, a morte, os sexos e tudo o que é ignorado pelo bucolismo.

Ainda no desenvolvimento de sua linguagem, passa a aderir símbolos tradicionais no esoterismo ocidental, símbolos astrológicos e alquímicos, mas atrelado a prática brasileira das mandingas, ou o que deu nome a série Simpatia, a qual retrata plantas que para as pessoas comuns pode não ter qualquer significado, mas para o praticante pode ser um aviso, uma proteção, um desejo. Uma língua própria que surge da união de diversas crenças e conhecimentos de vários povos.

Sua última série de gravuras discute o átomo das práticas e do simbolismo mágico, sendo muito ligado também a filosofia, os cinco elementos clássicos dos gregos. A série Pentagrama, consiste em uma gravura para cada elemento, Ar, Fogo, Água, Terra e Espírito. Cada gravura apresenta e dialoga com signos, avançando em sua linguagem nessa última série. 


Daniel Alves é designer de formação, gravador e artista por necessidade. Ainda que paulista me ligo a xilogravura pela família nordestina. A arte vem como forma de expressão do indizível, mas usando a linguagem já diluída no inconsciente coletivo: o ocultismo e a magia. Meu trabalho se baseia nas cores e no idealismo do design, ligado as técnicas tradicionais de gravura, usando a religião e cultos pré-cristãos como objeto.  @danielalvesarte 

 


Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!
Clique na imagem para mais informações.
Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *