OIT: simpósio em Brasília reunirá indígenas, negros, quilombolas e religiosos

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), junto com parceiros como o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizam entre os dias 13 e 15 de dezembro o “III Simpósio Nacional e II Internacional Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as de Matriz Africana e Afro-indígena: Decolonialidade e Dívidas históricas do Estado Brasileiro no marco do bicentenário da Independência”

A programação traz a participação de professores, procuradores, escritores, líderes de comunidades e povos tradicionais/ originários e também apresentações e exposições artísticas. O Simpósio reunirá mais de cem autoridades que juntos terão a oportunidade de pensar e construir propostas de ação.

É possível participar do evento de forma online. Para isto é necessário realizar uma inscrição no site do evento. Todas as pessoas  que participarem de forma presencial ou online receberão certificado.

Foto: © Divulgação

O Àwúre, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realiza de 13 a 15 de dezembro de 2022, o “III Simpósio Nacional e II Internacional Indígenas, Negros/as, Quilombolas e Religiosos/as de Matriz Africana e Afro-indígena: Decolonialidade e Dívidas históricas do Estado Brasileiro no marco do bicentenário da Independência”, na sede da Procuradoria-geral do Trabalho (auditório do Centro Comercial CNC) do Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

As inscrições para a modalidade presencial do Simpósio estão esgotadas, mas há vagas para acompanhar todo o evento de forma online. Basta acessar a página do Simpósio, se inscrever de forma gratuita e escolher a modalidade online. As pessoas inscritas receberão  por e-mail o link para acompanhar todas as palestras e oficinas. No final do Simpósio, todas as pessoas  que participarem de forma presencial ou online receberão certificado.

O propósito do evento é contextualizar a questão étnico-racial, de gênero e religiosa no Brasil e no exterior, desde a perspectiva crítica com uma abordagem interseccional, intersetorial e inter e transdisciplinar, abarcando questões jurídicas, filosóficas, sociológicas, históricas, antropológicas, socioculturais e econômicas no que diz respeito aos povos originários, quilombolas e dos povos e comunidades tradicionais de terreiro, de religião de matriz africana e afro-indígenas.

O Simpósio reunirá mais de cem autoridades, entre pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais, líderes e representantes nacionais indígenas, quilombolas, do movimento negro e de religiões de matriz africana e afro-indígena, que juntos terão a oportunidade de pensar e construir propostas de ação para as temáticas abordadas, entre eles e elas: 

  • Edelamare Melo, subprocuradora-geral do MPT;
  • Thaís Dumêt Faria, oficial técnica em Princípios e Direitos Fundamentais da OIT;
  • Paulina Chiziane, primeira escritora do continente africano a receber o Prêmio Camões, a mais importante premiação da língua portuguesa;
  • Daniel Munduruku, filho do povo Indígena Munduruku, escritor e doutor em educação;
  • Eloy Terena, advogado da articulação dos povos indígenas.

 O evento terá palestras, oficinas, painéis temáticos, conclave acadêmico e escutas sociais, nos quais serão discutidos temas como:

  • dívidas históricas do Estado Brasileiro com os povos originários, população negra, quilombolas e povos e comunidades tradicionais de terreiro de matriz africana e afro-indígena;
  • educação infância e juventude; 
  • impacto das grandes obras, mineração, extrativismo garimpo, inclusive ilegal, sobre os territórios tradicionais;
  • patrimônio histórico e cultural dos povos originários e comunidades tradicionais;
  • liberdade de credo, crença e culto, liberdade de expressão, discurso de ódio; 
  • racismo religioso, sexismo, e intolerância nas relações de trabalho, produção e consumo;
  • sistemas de garantias de direitos nacional e internacional e as violações de direitos humanos e fundamentais dos povos originários e comunidades tradicionais no Brasil;
  • acesso à justiça, migrações e direitos da cidadania no Brasil e;
  • direito à saúde e educação dos povos originários e comunidades tradicionais, dentre outros.

A novidade do Simpósio de 2022 é a introdução da atividade de capacitação para integrantes da magistratura e do Ministério Público, em razão do advento das Resoluções 230, de 8/6/2021, do Conselho Nacional do Ministério Público, que disciplinam a atuação do Ministério Público brasileiro e da magistratura junto aos povos e comunidades tradicionais, e da Resolução 454, de 22/04/2022, estabelecendo princípios, diretrizes e procedimentos para efetivar a garantia do direito dos direitos humanos e fundamentais dos povos originários e comunidades tradicionais.

Trabalhos voltados a novos produtos e serviços:

Feira Negríndia – Artistas e artesãos negros, quilombolas, indígenas e terreiros de matrizes africanas estão reunidos na Feira Negríndia, que nasceu dentro do Simpósio Àwúre. O espaço reúne fazeres e saberes sobre como esses povos articulam suas culturas e artes. No simpósio não deixe de prestigiar, o ambiente contará com artesanato, moda, culinária e muito mais. 

Exposição de livros- Com a participação de autores de todas as vozes, cores, etnias e credos, juntando peças, exposições e outras intervenções culturais, o evento convida os leitores para passar e celebrar a produção literária indígena, negra, quilombola, religiosa e também ter a oportunidade de dialogar com os escritores. Um evento criado para elevar a paixão pela leitura de jovens, crianças e adultos onde os textos escritos dão visibilidade à diversidade sociocultural brasileira.

A programação traz a participação de professores, procuradores, escritores, líderes de comunidades e povos tradicionais/ originários e também apresentações e exposições artísticas.

Realização – O Simpósio é uma realização do Ministério Público do Trabalho (MPT)/ Coordenadoria de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas- CONAETE/Grupo de Trabalho “Povos originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), da Escola Nacional de Aperfeiçoamento da Magistratura Trabalhista ( ENAMAT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Associação Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
 

Serviço:

Data: 13 a 15 de dezembro de 2022.

Horário: 13/12 | Abertura 08h às 19h

  14/12 | 08h às 19h

  15/12 | Encerramento 08h às 17h

Local do evento presencial: Auditório do Centro Comercial CNC- Sede da Procuradoria Geral do Trabalho (SAUN) Quadra 5- Lote C- Torre A

Mais informações para  imprensa

Ministério Público do Trabalho (MPT)

Isabel Braga

isabel.braga@mpt.mp.br

(61) 3314-8222

Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Denise Marinho

santosd@ilo.org

(61) 2106 4625

Artigo Publicado Originalmente em ONU Brasil no dia 09/12/2022

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!
Clique na imagem para mais informações.
Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *