Cromacontos (série)

Em trânsito por um território de fronteiras movediças (o visual e o literário), tenho investigado as convergências entre o ver e ler. Muitas perguntas se levantam das relações entre a palavra e a imagem. Existiria um ponto de imersão indistinguível, onde os domínios do verbal e do visual não podem mais ser demarcados? Qual seria o papel da imaginação a partir dessa conjunção entre leitura e visualização?  

A montagem, como percebida por Serguei Eisenstein, tem seus princípios como passíveis de estudo e aplicação por todas as artes. Além disso, é um procedimento – ou modo de pensar as imagens e as palavras – muito próximo da colagem. A combinação é uma etapa do fazer que se estende à leitura, permitindo que as relações entre as partes e o todo fundem certa gramática particular. Isso vale para o artista que compõe no idioma da montagem/colagem, mas também para o leitor/espectador que assimila o lido e o visto como uma criação interna, ou seja, traduz os elementos em imagens da imaginação.  

Em termos formais, os meus trabalhos exploram o papel dos elementos visuais na composição de uma cena na potencialização de um sentido, de um estado de espírito ou de uma impressão particular. A cor, mas também a textura, assim como as sombras, a tipografia, a imagem fotográfica e os objetos, condensam-se com as construções literárias. Imagem verbal e imagem física perpassam, em retroalimentação, as problemáticas do tempo e do espaço, do transcorrer e do percorrer. Como tema, tenho circunscrito as cenas melancólicas e horroríficas, puxando um fio condutor que vem das fábulas, a fim de testar as possibilidades poéticas e imaginativas da montagem como procedimento ao mesmo tempo plástico e conceitual. 


Léo Tavares é nascido em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, vive e trabalha no Distrito Federal. É Doutor em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de mostras coletivas no Brasil, em Portugal e na Espanha, e realizou as exposições individuais Não só com as imagens (Aliança Francesa, Brasília, 2018), Jogo de Evocação (Espaço Sala de Estar, Cidade do Porto, 2017) e Narrativas Fronteiriças (Galeria de Bolso da Casa da Cultura da América Latina, Brasília, 2016). É autor dos livros de contos O Congresso da Melancolia (Urutau, 2021), Ruibarbo do deserto (Patuá, 2019) e Os Doentes em Torno da Caixa de Mesmer (Modelo de Nuvem, 2014), prêmio Contista Estreante, pela FestiPoa Literária, de Porto Alegre.  


Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!
Clique na imagem para mais informações.
Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *