IMPRIMINDO UMA ESTÉTICA POR MEIO DE UM OLHAR SENSÍVEL COM UMA ABRANGÊNCIA SINGULAR , DIRETO DO SEU ATELIÊ , GILDO DIAS CONTA UM POUCO DA SUAS VERSÕES NA SUA TRAJETORIA ARTÍSTICA.
Sergipano da cidade de Propriá, chegando em Salvador, direto de Aracaju, o artista plástico Gildo Dias aterrissou em solo baiano em 1967, trazendo na bagagem um potencial criativo inigualável. Imbuído do universo abstracionista e com uma paixão incomensurável pela arte, em suas obras Gildo Dias nos traz beleza, sentimento, inspiração e intuição, materializadas em sua pintura carregada de personalidade. O resultado é uma obra pictórica peculiar, polissemântica (propriedade de apresentar vários sentidos, além do sentido original, e que guardam uma relação de sentido entre si), extremamente emocional e atemporal.
Monica Prado: Quando você começou a se dedicar a pintura?
Gildo Dias: Só tive condições de começar os meus trabalhos artísticos dos 60 anos em diante, foi quando me aposentei e na época que comecei fui aluno do grande artista plástico Waldo Robatto . Além de ser pintor autodidata , também sou ator teatral.
MP:Foi importante na sua infância a educação artística?
GD:A minha infância foi em Propriá em Sergipe. Naquela época ainda não existia o incentivo às artes nas escolas mas dentro do meu coração já havia esperança de começar a pintar.
MP:A pintura lhe causa emoção ?
GD: Sinto brotar dentro do coração essa beleza que me faz forte para dar mais incentivo na minha caminhada.
MP:A cor na sua pintura transmite uma emoção e sentimentos como você alcança esse ponto sensível?
GD: As cores são luzes que brilham no centro do meu intelecto e é daí que chega as inspirações para as combinações das cores.
MP:O que o mundo representa quando o senhor transmite a sua arte?
GD:O mundo, a paisagem, o mar, a floresta, os rios, as nuvens e as estrelas, tudo são fontes de inspirações é daí que eu obtenho dos meus pensamentos internos energias para deslizar os pincéis e as tintas nas telas.
MP:Há quanto tempo tem paixão pela pintura?
GD:Na fase de criança, adolescência e adulto eu já me imaginava deslizando os pincéis, mas infelizmente só pude me dedicar com a aposentadoria na faixa dos 60 anos.
“O mundo, a paisagem, o mar, as montanhas, a floresta, os rios e as estrelas tudo são fontes de inspirações, é daí que eu obtenho dos meus pensamentos internos energias para deslizar os pinceis e as tintas nas telas.“
MP:A arte abstrata existe há mais de 100 anos. O que significa a arte dentro do abstracionismo geométrico nas suas pinturas ?
GD:As figuras geométricas me fascinam e ao deslizar os pincéis as minhas forças internas despertam como energias positivas , felicidades , sentimentos elevados dentro do meu interior. Não tenho uma explicação plausível, é algo que vem intuitivamente e cada vez que me expresso eu coloco as sensações nas cores e tintas . É um desdobrar , apenas ter confiança e entregar com alegria nesse momento.
MP: Qual o conselho que o senhor dá a quem está iniciando na carreira artística?
GD:Tenho imensa e boa vontade para aconselhar as pessoas iniciantes que traz desenvolve os trabalhos das artes. Temos que ensinar as outras pessoas para que a arte continue desbravando os ofícios. Se o artista não contribuir com a arte fica mais difícil para quem quer aprender.
Monica Prado É Jornalista, Colunista e Escritora – DRT/6508BA.
Monica Prado é Empresária na área de moda , produtora de moda, consultora de moda, jornalista e palestrante e com mais de 26 anos de experiência clinicando como Terapeuta. Escritora autodidata, colunista da Revista Metropolitana, Jornal do Povão (SE), Jornal do Povão ( MG), além da participação semanalmente do programa de rádio com abordagens e temáticas diversas sobre bem estar, comportamento, consciência , espiritualidade, saúde psicoemocional, dualidade, autoconhecimento entre outros. Bacharel em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) com especialidade na área geriátrica, neurológica e gestacional ,criadora do método Modaterapia em que no campo da terapia observa e percebe a ótica da imagem e o comportamento das pessoas em relação à moda. Transcreve conhecimentos e experiências dos atendimentos em consultório ajudando no empoderamento feminino, elevando a auto estima da mulher, fertilizando a vida através das suas experiências singulares, o bem estar e aceitação de si mesma.
Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!
Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!
No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.
Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.